Contos e passagens pelo olhar de um andarilho cibernético. Perspectivas e análises de um mundo em movimento, onde o homem vive em constante conflito com o seu próprio ser.

quarta-feira, setembro 22, 2004

Windows é o "maior programa beta" da história, diz Gartner

Folha Online: A idéia de que todos os 'programas têm falhas' é um erro, disse Victor Wheatman, vice-presidente de segurança do Gartner, grupo de pesquisa em tecnologia. Durante sua palestra no Encontro de Segurança de Tecnologia, realizada na segunda-feira, em Londres, Wheatman disse que essa máxima do setor só é válida porque as empresas continuam comprando aplicativos vulneráveis, em especial aqueles produzidos pela Microsoft. Segundo ele, o Windows é o 'maior programa beta (de testes) da história'. Wheatman também disse aos administradores de segurança para não esperarem muito da iniciativa 'Computação Segura', lançada pela companhia norte-americana para reduzir o número de vulnerabilidades nos softwares. 'A Microsoft vai tentar e vai haver alguma melhora com o Longhorn (próxima versão do Windows), mas ela não vai resolver todos os problemas', afirmou ele, ao site 'The Register' (www.theregister.co.uk) De acordo com o instituto, as empresas precisam ter melhores controles de qualidade. Se 50% das falhas fossem removidas antes de o programa ser lançado no mercado, o índice de incidentes de segurança seria reduzido em 75%. Veja o resto no link!"
Enquanto isso, o Slashdot informa que recentemente o aeroporto de Los Angeles teve de fechar para decolagens durante três horas devido a um bug do Windows. Segundo a notícia, o quinto maior aeroporto do mundo teve de fechar por 3 horas devido a falhas conhecidas do sistema operacional de código fechado - possivelmente (segundo o silicon.com) porque o técnico encarregado de fazer o reboot periódico para evitar a manifestação de falhas do Windows deixou de fazê-lo.